OVO
O ovo é um alimento de origem animal, sendo o mais consumido, o de galinha.
Nutricionalmente tem cerca de 160kcal/100g, rico em proteínas, (24%)tem 0,,1% de gordura no ovo inteiro e 31% na gema.e possui vitaminas, minerais, colina , luteina e xantina.
Os ovos são alimentos completos, de alto valor nutritivo. Acresce ainda serem acessíveis do ponto de vista económico e com boa relação custo-beneficio.
Os ovos podem ser categoria A-para consumo humano ou B-uso industrial. A denominação S,M ou L tem a ver com o tamanho.
Introduzido na alimentação do bebê pelos 9 meses, primeiro a gema e mais tarde a clara, são raras as crianças que não o adoram.
O aspeto mais controverso dos ovos e a sua riqueza em colesterol, concentrado quase totalmente na gema. (410mg/100g, o que corresponde a 250mg de colesterol num ovo médio).
Crianças e adultos saudáveis podem e devem comer ovos duas a três vezes por semana, como fornecedor proteico, em substituição de carne ou peixe.
Em caso de dislipidemia ( colesterol elevado) deve preferir-se a clara em detrimento das gemas ( omelete de claras fica igualmente bom e nem é preciso desperdiçar: em vez de ovos comuns compre ovoprodutos ( clara, gema ou ovo inteiro em pacotes).
Não obstante as vantagens nutricionais do seu consumo há que privilegiar a segurança e comê-lo sempre bem cozido, para evitar risco de salmonelose.
Começar o dia com um "ovo quente" /cozido além de delicioso é muito saciante! Cá em casa adoramos!
Os únicos ovos a evitar são os fritos ou outros em cuja preparação se adicione muita gordura!
Façam boas escolhas alimentares,
SX