COMFORT FOOD
Ou "comida de conforto" ou "comidinha de casa"...
O termo COMFORT FOOD foi usado pela primeira vez em 1977 e significa "alimentos preparados de modo tradicional, normalmente com um apelo nostálgico ou sentimental."
É o tipo de comida que desperta memórias e que, na maioria da vezes, está ligado à infância, à história de vida.
Enquadra-se aqui, por exemplo, a canja de galinha ( chicken soup) que é um clássico da comida de conforto.
Este tema serve para, mais uma vez, realçar a importância de hábitos de vida saudável durante a infância, para que a "comida de conforto" não seja um fast food acompanhado por refrigerante, num centro comercial!
Há que incentivar a participação dos mais novos na cozinha , a escolher e preparar os alimentos, criando memórias saudaveis... A época de Natal é propícia a estas atividades e as crianças devem participar ativamente na confecção das iguarias tradicionais.
Mesmo em instituições em que não são os próprios a destinar a sua alimentação ( como lares ou hospitais) devem ser tidas em conta as expectativas e hábitos culturais/ religiosos dos utentes ao planear as ementas.
As receitas não tem de ser complexas nem os pratos "pesados", a culinária tradicional portuguesa tem imensos exemplos simples, fáceis e "confortáveis" como bacalhau com grão, pescada cozida com batata e legumes... Que podemos fazer em nossas casas, aprender com mães e avós e transmitir aos nossos filhos!
Tal como dizia Remy ( ratinho chef do filme ratatouille, da Disney):"keep it simple"!
Façam boas, saudaveis, e confortáveis escolhas alimentares,
SX