CASTANHAS
. Presume-se que a castanha seja oriunda da Ásia Menor, Balcãs e Cáucaso, acompanhando a história da civilização ocidental desde há mais de 100 mil anos. Gregos e romanos colocavam as castanhas em ânforas com mel, para as conservar. Durante a idade média, a castanha era um dos principais fornecedores de hidratos de carbono da Europa.
As castanhas têm mais amido que as batatas e menos gordura que outros frutos secos, como as nozes. São fonte de vitaminas C, B6 e uma boa fonte de potássio.
Cozidas, assadas ou em farinha sempre foram um alimento muito popular.
A castanha apresenta características nutricionais muito interessantes: o seu valor energético é de cerca de 200kcal por 100g (um terço do valor calórico de outros frutos secos, como o amendoim), constituída por 40% de hidratos de carbono complexos (amido), 3% de proteínas e 2% de gorduras. Apresenta quantidade significativa de vitamina C (50mg por 100g – 60% das dose diária recomendada para um adulto). Esta riqueza em vitamina C oferece função antioxidante contra os radicais livres de que se formam nas nossas células diariamente, fortalece o sistema imunitário e ajuda a manter os ossos, a pele e as articulações saudáveis.
Por ser rica em hidratos de carbono complexos (amido) a sua absorção é mais lenta e a saciedade mais duradoura.
É ainda fonte de sais minerais, vitaminas do complexo B, fibras, cálcio, magnésio, fosforo e potássio.
As castanhas não contêm glúten, podendo ser bem toleradas por pessoas com doença celíaca.
Relativamente à sua equivalência em hidratos de carbono, 8 castanhas equivalem a 4 colheres de sopa rasas de arroz cozido ou a 1 pão de trigo (carcaça).
Receitas com castanhas:
Muito versáteis podemos comê-las como entrada ou petisco (cozidas ou assadas), em bolos, bolachas e biscoitos, licores, puré de castanhas para acompanhar a refeição, entre outros…
Aqui ficam alguns exemplos:
- Castanhas assadas: dar um corte longitudinal na casca das castanhas, espalhá-las num pirex, polvilhar com sal grosso e levar ao forno 20-30 minutos a 200ºC.
- Castanhas cozidas: dar um corte longitudinal na casca das castanhas, colocá-las numa panela com água e erva-doce e deixar cozer até a casca abrir.
- Puré de castanhas (para servir como acompanhamento a uma refeição de carne ou peixe): 1kg de castanhas cozidas e descascadas. Juntar uma colher de sopa de leite e/ou 5 g de manteiga e triturar (com varinha mágica ou bimby).
- Na carne assada, juntar castanhas frescas ou congeladas, o que irá enriquecer o assado (se usar frescas não esquecer o corte longitudinal na casca).
- Bolo de castanha: 250g de puré de castanha, 125g de açúcar, 4 ovos, 1 colher de chá de fermento: cozem-se as castanhas e reduzem-se a puré. Bate-se as gemas com o açúcar, junta-se o fermento. Adiciona-se as claras em castelo e por fim o puré de castnha. Vai ao forno cerca de 40 minutos em forna untada e polvilhada. (receita de sabor intenso: www.saborintenso.com)
- Broas de castanha: 200g farinha integral, 200g farinha trigo, 3 ovos, 180g açúcar amarelo, 1 colher de chá de canela, 1 colher de chá de erva-doce, 100ml de leite magro, raspa de 1 limão, 80g de miolo de noz, 600g de castanhas cozidas sem pele, 1 colher de sopa de fermento em pó. Cozer as castanhas e reduzi-las a puré; envolver a farinha, ovos e puré de castanha; adicionar os restantes ingredientes, envolva muito bem e faça bolinhas com a massa. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 40 minutos. (receita de nutri coaching: www.nutri-coaching.com )
- Mousse de castanha e aveia: 350g de castanhas cozidas e descascadas, 100ml de leite de aveia, 150g de açúcar mascavado e 200ml de natas de soja. Aquecer o leite com o açúcar e verter sobre as castanhas. Bater muito bem (com varinha mágica), juntar as natas e levar ao frigorífico. (receita de centro vegetariano: www.centrovegetariano.org/receitas)
BOM MAGUSTO!
SX