Alimentação Infantil - comer legumes

30-05-2014 00:00

Há dias, no meu intervalo para café, dei por mim embevecida a olhar para um menino que não teria mais de 4 anos a explicar à mãe e à avó (que o tentavam forçar a comer um doce): "não posso comer porcarias hoje porque amanhã já vou comer na escola, não pode ser todos os dias"!

A educação alimentar em idades precoces é fundamental.  

As crianças são livros em branco onde escrevemos como queremos, e, alén disso, um fantástico meio de chegarmos aos adultos. desde que estes, claro está, estejam dispostos a ouvir.

Na minha prática clínica atendo muitas mães com a queixa "não consigo fazer o meu filho comer legumes"..."em bebé enfiava-lhe a sopa mas agora não consigo"... O conceito de "enfiar" comida arrepia-me! Para os adultos o momento da refeição é um prazer, um tempo de descontração, para as crianças não deverá ser o mesmo?!

Então, como fazer para que as crianças comam alegremente os seus legumes, sopas e saladas?

A resposta é simples: exemplo e criatividade. O exemplo por ser a melhor forma de educar, vale por 1 milhão de palavras, é facilmente compreendido e imitado.

Criatividade vs.birras: as crianças fazem birra para comer porque é a maneira mais básica de chamar a atenção. E não ajuda nada se a sopa tiver a mesma cor, aroma e paladar desde os 5 meses de idade...

Misture!

  • Escolha na sopa um legume predominante na cor e no sabor e varie diariamente (cenoura, beterraba, espinafres...);
  • Acrescentes legumes às omoletes e crepes;
  • Faça hambúrguers de grão de bico, de peixe...;
  • Misture legumes nas almôndegas feitas em casa;
  • Inclua nas refeições hortícolas que as crianças possam pegar com as mãos: cenoura baby, tomate cereja, maçaroca, pepino cortado em palitos.

VARIE E INVENTE!

Deixo aqui a omolete de queijo e brócolos feita na microdelícia (tupperware): 4 ovos, uns bocadinhos de queijo, alguns brócolos cozidos. Vai ao microondas 8 minutos na potência intermédia e já está! Sem gorduras nem temperos.

Uma boa semana,

SX